quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Exemplos de alegoria na Literatura


A maioria de nós cresceu lendo histórias e fábulas com moral subjacentes que tentaram ensinar-nos algo que não foi expressamente mencionada no conto contado. Ou seja, em termos extremamente simplistas, o uso da alegoria. Então, o que é uma alegoria? Se você estiver familiarizado com a metáfora prazo, então alegoria entendimento não deve ser difícil para você. É um dos dispositivos literários que usa objetos, personagens e até mesmo ações de representar um significado subjacente que é diferente do que o objeto ou personagem, literalmente, traduz. Representações alegóricas são encontrados na maioria dos meios de expressão e, por conseguinte, língua ou literatura não é a única maneira de exprimir algo que não é visivelmente claro para o olho. Você pode ser capaz de perceber exemplos de alegoria na arte, esculturas, filmes, peças de teatro, e, obviamente, da literatura. Neste artigo vamos dar-lhe alguns dos exemplos mais frequentemente citados de alegoria na literatura.

Enquanto na literatura, a alegoria é percebida em termos de uma metáfora exagerada, como é que os artistas fazem uso da alegoria? É o uso de certos símbolos que sempre têm um significado implícito. Por exemplo, a utilização de uma imagem Ceifador será sempre sugestivo de morte e à utilização de um coração, em geral, ser representativa de amor. No idioma Inglês, a alegoria palavra foi usada pela primeira vez no ano de 1382. Isso definitivamente não significa que não houve exemplos de alegoria na literatura antes do século XIV, mas não havia termo específico para a figura de linguagem. A alegoria da palavra vem do Allegoria termo latino que significa estar linguagem velada. Dada a seguir são alguns dos exemplos de boas alegoria na literatura.

Exemplos alegoria na Literatura

Existem vários exemplos de alegoria na literatura. Neste artigo vamos dar-lhe uma explicação da alegoria nessas obras literárias que se destacaram ao longo de um período de tempo.

Fábulas de Esopo

É provavelmente a primeira obra alegórica que a maioria das pessoas lêem. Creditado a Esopo, que viveu na Grécia antiga, é uma coleção de histórias curtas como A Raposa e as Uvas, A Tartaruga ea Lebre e A formiga eo gafanhoto que se tornou uma fonte de mensagens morais. Esopo utilizada animais e suas ações para alegoricamente representam seres humanos e nosso modo de viver.

A República

A República por Platão pode não ser um dos exemplos mais precisos de alegoria na literatura uma vez que é um trabalho filosófico, mas é um dos exemplos mais citadas. A Alegoria da Caverna é uma representação de como o homem aceita as convenções e se recusa a questioná-los. Platão transmite esta mensagem, usando um grupo de prisioneiros presos em uma caverna.

Divina Comédia

Este poema épico de Dante publicado no século XIV é um dos melhores exemplos de alegoria na literatura que descreve a jornada de Dante pelo Inferno, o Céu, Purgatório e para representar a jornada da alma a Deus.

Hypnerotomachia Poliphili

Publicado em 1499, ainda há controvérsia sobre quem deve ser atribuída a este trabalho. É amplamente acreditado para ser escrito por Francesco Colonna e é a história de Polifilo que está à procura de seu amante Polia. Todo o livro é escrito num estilo alegórico e é cheia de mistérios ainda não resolvidos.

Romeu e Julieta

Esta célebre obra de William Shakespeare não pode ser o exemplo mais conhecido de alegoria, mas há muitos exemplos de alegoria em Romeu e Julieta. Isto é especialmente verdadeiro para a comparação constante do amor de Romeu por Julieta para uma experiência religiosa e espiritual. Um leitor pode perceber isso em frases como "Chame-me, mas o amor e eu vou ser batizado de novo."

A Rainha das Fadas

Este poema épico incompleta por Edmund Spenser é um dos exemplos mais freqüentemente citada de alegoria na literatura. É um dos mais longos poemas em Inglês literatura e foi escrito completamente na alegoria em louvor da rainha Elizabeth I.

As Viagens de Gulliver

Esta famosa obra literária sobre um homem e suas viagens por Jonathan Swift é provavelmente mais famoso como uma sátira, do que como um dos exemplos de alegoria na literatura. Mas Swift usa muitas referências alegóricas ao longo de sua obra-prima.

A Revolução dos Bichos

Farm de George Orwell Animal é provavelmente um dos exemplos mais conhecidos de alegoria na literatura em que uma fazenda governada por animais suportes para representar o regime comunista de Stalin na Rússia antes da Segunda Guerra Mundial.

O Senhor das Moscas

William Golding não poderia ter melhor representava sua idéia de natureza humana e uma necessidade de colocar auto acima do resto do que a maneira que ele fez com este romance aclamado. Com um grupo de estudantes presos em uma ilha, esta novela teve representações alegóricas da mente racional, a democracia, ordem e civilidade, e muitos outros termos tão abstratos.

Estes são apenas alguns dos exemplos de alegoria na literatura. O Peregrino de John Bunyan, Beleza Negra, coisas terríveis - uma alegoria do Holocausto e do trabalho contemporâneo, O Homem no teto, são todas as figuras brilhantes exemplos de fala que utilizam alegoria. Lendo algumas dessas obras literárias deve dar-lhe uma visão sobre como usar alegorias em seus escritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário